PESQUISA
Desde 2015, o curso de Letras conta com o grupo de pesquisa ELLOS - Estudos Linguísticos e Literários. O grupo inclui os professores da área de Linguagens do IFRS - Campus Osório, visando ampliar os estudos linguísticos e literários teóricos e aplicados, tanto no âmbito teórico quanto na perspectiva das práticas de ensino. Investiga, ainda, questões relacionadas à formação e ao trabalho docente, não apenas na área de língua e literatura, mas também em interface com outras áreas nos âmbitos técnico e tecnológico - ressaltando o papel inerente da linguagem na formação e no desenvolvimento humanos, em suas expressões científica e artística.
O grupo é composto pelas 5 linhas de pesquisa apresentadas a seguir, da qual fazem parte os docentes elencados:
- Estudos linguísticos, na qual se inserem os docentes Ingrid Caseira, Isabel Selistre e Luis Felipe Rhoden de Freitas;
- Perspectivas interdisciplinares de formação docente, na qual se inserem as docentes Aline Dubal Machado, Isabel Selistre, Rafaela Drey e Luciane Senna Ferreira;
- Perspectivas interdisciplinares dos estudos literários, na qual se inserem os docentes Dudlei de Oliveira, Luciane Senna Ferreira, Luciana Delgado, Mateus da Rosa Pereira, Luis Felipe Rhoden de Freitas e Flávia Adriana Andrade;
- Perspectivas teórico-metodológicas de ensino de línguas, na qual se inserem os docentes Aline Dubal Machado, Andréia Scheeren, Maitê Gil, Rafaela Drey e Mateus da Rosa Pereira;
- Perspectivas de estudo sobre educação inclusiva, na qual se insere a docente Aline Dubal Machado.
O grupo também conta com a participação de alunos de ensino médio técnico, graduação e pós-graduação, sendo 8 alunos estudantes do curso de Letras, que participam ativamente de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sob orientação dos docentes atuantes no curso.
MÃOS SINALIZANTES: COMUNIDADE DE PRÁTICA DA LIBRAS DO LITORAL NORTE GAÚCHO
A sociedade atual caracteriza-se pela diversidade existente e pela busca de ações com equidade. As tecnologias podem ser fortes aliadas nas práticas em prol de oportunidades com acessibilidade, como para a comunidade surda. Assim, propor aproximações em espaços de diálogos, tais como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), considerando-se a diferença linguística, como pelo uso da Libras, é oportunizar interação com base na diferença do outro. Logo, o presente projeto de pesquisa, coordenado pela Profa. Dra. Aline Dubal, objetiva constituir uma comunidade de prática (CoP) da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Litoral Norte Gaúcho - CoP Mãos Sinalizantes, integrando: surdos, ouvintes, professores da área da surdez e tradutores e intérpretes de Libras/Língua portuguesa (TILS). Dessa forma, para essa pesquisa serão desenvolvidos encontros com o público alvo de forma virtual e presencial, os quais intencionam vincular e fortalecer o grupo como uma comunidade prática (CoP) da Libras. A CoP Mãos Sinalizantes poderá se configurar como um espaço que oportunize o agrupamento de sujeitos que venham a ter questões específicas entre si. Isso significa que possuem objetivos comuns, o que resultará em uma aproximação entre seus membros, podendo ocasionar processos de mediação via redes de conexões. Assim, por meio da CoP pode-se propor ao público participante uma diferente forma de conexão que promova a interação e oportunize uma teia de trocas sociais e aprendizado sem hierarquização, de forma flexível e construída pelo coletivo, mediante colaboração. Nesta perspectiva ampliam-se as possibilidades dos sujeitos se relacionarem e estruturarem processos de mediação, em benefício de uma ampliação do uso da Libras e, assim, consequentemente instituir um recurso educacional que gere possibilidades de aprendizagem desta língua gestual-visual. Novas oportunidades com colaboração poderão gerar aprendizado, embasado no interpessoal e trocas sociais entre vários sujeitos interagindo e influenciando-se uns aos outros. Assim, esse cenário se faz viável e necessário para o Litoral Norte Gaúcho.
Literatura e testemunho: os casos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector
O projeto que se propõe, coordenado pelo Prof. Dr. Abel Viana, consiste na análise e no reconhecimento do caráter testemunhal em textos literários. O testemunho é sempre algo de caráter corporal. Testemunha-se, literariamente ou não, o que se presenciou. Tal característica indica que o corpo ocupa lugar central na construção de sentidos. Tais sentidos, porém, não são sentidos objetivos, lógicos, referenciais, mas subjetivos, analógicos, poéticos. Se do texto literário não se pode afirmar a existência de sentidos puramente objetivos, podemos, pela via da experiência como leitores e escritores, constatar que o texto literário nos toca, nos emociona, nos comove; na comoção, o que é tocado, o que é co-movido, é o corpo. Daí a ideia de que há um sentido que se sente no corpo, com o corpo, a partir do corpo. Como ‘corpus’ de textos literários de caráter notadamente testemunhal, propõe-se tratar principalmente de textos epistolares de João Guimarães Rosa e Clarice Lispector cujas escrituras se relacionem com suas trajetórias literárias. Destacam-se, nesses textos, testemunhos de vida que permitem estabelecer relações simbólicas que compõem o próprio sentido literário dos romances e contos da autora e do autor. Essas relações serão estudadas a partir dos postulados teóricos literários diversos, como Derrida (2015), Brandão (1996), Perrone-Moisés (2006), Candido (2000) entre outros. Apesar de consistir numa proposta inicialmente de pesquisa, entende-se que, posteriormente, pode-se desenvolver na comunidade acadêmica atividades que evidenciem a relação entre testemunho e consciência social, com a finalidade de demonstrar que a literatura, neste caso, o testemunho, tem papel fundamental na escritura de vivências a serem compartilhadas.
Para além do verbo to be: os letramentos digitais ressignificando o ensino de inglês a partir de uma plataforma online
No cenário educacional atual, mais especificamente no ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas públicas, se observam diversas questões que perpassam os caminhos para que o trabalho com a língua inglesa cumpra com os objetivos mínimos preconizados pelos documentos prescritores oficiais. Junto a esse fator, se observa a constante necessidade de oferta de formação continuada aos docentes da área nas redes públicas de ensino, visto que, para além da questão didático-pedagógica, há muita dificuldade em atingir um bom nível de proficiência apenas com os estudos da língua durante o curso de formação inicial. Nesse sentido, a presente pesquisa, coordenada pela Profa. Dra. Rafaela Fetzner Drey, visa articular três pontos cruciais na qualidade do ensino de língua inglesa: a formação inicial, a formação continuada e o design de materiais multimodais/digitais que oportunizem práticas mais efetivas na escola pública. Para dar conta desses objetivos, o projeto visa o desenvolvimento e a construção de uma plataforma digital, a ser desenvolvida durante o projeto, e o design e produção de materiais didáticos de inglês para o trabalho com as quatro habilidades linguísticas, vocabulário e com elementos de estrutura gramatical, preparadas por alunos do curso de Letras. Essas atividades serão inseridas dentro do recurso digital, que será disponibilizado gratuitamente a professores de língua inglesa de escolas públicas da região do Litoral Norte. Além de fortalecer as práticas de ensino de línguas do curso de Letras, um dos objetivos centrais deste projeto é oferecer novas perspectivas de estudo da língua estrangeira aos alunos de escolas públicas da comunidade ao mesmo tempo em que se oportuniza a formação continuada dos docentes, reforçando o papel social da instituição e do curso. Outrossim, como objetivo secundário, temos a formação continuada de docentes de língua inglesa da rede pública de ensino como participantes do projeto na testagem da plataforma tecnológica, tecendo uma comunidade de prática digital através da construção compartilhada de recursos didáticos.
História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)
O projeto que se desenvolve já há duas edições com bolsas CNPq e FAPERGS, coordenado pela Profa. Dra. Maria Augusta Martirena, dedica-se ao estudo da História da Educação, da Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação, categorias amplas e diferenciadas. Considera-se que a amplitude dos temas gerará resultados a longo prazo. Para tanto, objetiva-se localizar e identificar possíveis fontes de pesquisa acerca das categorias anteriormente mencionadas. Bem como, sistematizar as fontes pesquisadas, diferenciando-as conforme as suas características. A pesquisa proposta configura-se em uma investigação de cunho histórico, cuja delimitação geográfica é o Litoral Norte gaúcho e cujo recorte temporal encontra-se entre os séculos XIX e XXI. Pretende-se produzir um material em forma de e-book, com a identificação e sistematização das fontes de pesquisa. Tendo em vista que a pesquisa compreende um recorte temporal tão amplo, pretende-se publicar a sistematização em diferentes volumes. Entre 2021 e 2022, iniciou-se o estudo de um memorialista de Conceição do Arroio (Osório), bem como identificou-se e sistematizou-se as publicações em redes sociais sobre Capão da Canoa, cidade que comemorou 40 anos de emancipação. Além disso, realizou-se uma busca sistemática no repositório Tatu, da Unipampa. Entre 2022 e 2023, finalizou-se o estudo de Capão da Canoa e iniciou-se o estudo da cidade de Tramandaí. Da mesma forma, finalizou-se a investigação levada a cabo no repositório da Unipampa e iniciou-se a pesquisa do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEDOC-CEIHE), no qual já foram identificados documentos. Para 2023 e 2024, pretende-se aprofundar a localização e identificação das redes sociais sobre Tramandaí e aprofundar a identificação de documentos disponíveis no CEDOC-CEIHE.
Observatório do Litoral Norte RS
Coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Lobo, este projeto que visa recolher, organizar e publicizar dados relativos ao Litoral Norte do Rio Grande do Su, em especial dados socioeconômicos.
Metodologias Ativas com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) & Ensino de Língua Inglesa
Os recursos digitais vêm sendo empregados, a cada dia, com maior frequência, nos mais diversos contextos de ensino. Levando em conta esse cenário, o presente projeto, sob a coordenação da Profa. Dra. Isabel Selistre, propõe-se a investigar as metodologias ativas (que se caracterizam pelo envolvimento efetivo dos alunos nas atividades propostas, com vistas ao desenvolvimento da autonomia e da pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e suas possibilidades de emprego no ensino de língua inglesa (LI). Para a realização desse trabalho, seguiremos quatro etapas: (a) revisão bibliográfica sobre metodologias ativas; (b) seleção de TDICs disponíveis gratuitamente para utilização nas aulas de LI e criação de tutoriais para utilização das mesmas; (c) análise e descrição do conteúdo dos repositórios educacionais com maior potencial para o ensino de LI com indicação de contextos de uso; e (d) elaboração de planos de aula com a utilização das TDICs como base para o desenvolvimento de atividades de LI. Acreditamos que, através dessa metodologia, seja possível verificar perspectivas de potencialização e aprimoramento do ensino de língua inglesa.