ENSINO
Clube Literario do Campus Osorio
Uma das reclamações frequentes entre alunos de Língua Portuguesa e Literatura é que não conseguem se interessar pelos conteúdos ministrados. Não conseguem enxergar, muitas vezes, a aplicabilidade dos tópicos linguísticos nem a relevância do estudo de questões estéticas e da história da Literatura. O presente projeto consiste em um clube da escrita criativa que aborda essas questões a partir de um ângulo inverso. São as histórias dos participantes, a partir de sua imaginação e de suas experiências, que levantarão necessidades linguísticas e literárias específicas, que podem ser trabalhadas de forma muito concreta e relevante para o processo ensino-aprendizagem. Além do elemento de formação educacional, o presente projeto se justifica por estimular a produção cultural e a circulação dessa produção no contexto estudantil em forma de uma publicação literária. O principal objetivo do projeto é formar uma equipe de discentes editores que realizem publicações literárias de contos, poemas e crônicas de alunos e servidores do Campus Osório. Os encontros acontecem no Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL) do Campus Osório, durante os quais os alunos discutem a respeito do processo criativo e melhorias nas produções literárias dos participantes, em formato de seminário. As produções desenvolvidas no âmbito do projeto serão publicadas no site do CELL, portanto os frutos do projeto têm potencial de alcançar leitores para além dos muros da escola.
Projeto Clube do Livro: grupo de leitura de clássicos da literatura
Coordenado pelo Prof. Dr. Abel Vianna, o projeto consiste em promover um grupo de leitura com os/as estudantes interessados/as em ler e discutir sobre clássicos da literatura brasileira e mundial. A proposta é de que se leia, em média, um livro a cada 2 meses, com debates semanais mediados, de modo que se garantam leituras prazerosas para os/as participantes. Essa experiência de leitura compartilhada realiza-se diferentemente daquelas que acontecem no contexto das disciplinas de Ensino Médio, uma vez que a participação acontece por afinidade com a proposta. O projeto, que tem como público, principalmente, estudantes do ensino médio, promove encontros semanais de 1h de duração, entre as 12h15 e as 13h15, no Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL), do IFRS Câmpus Osório, de modo a atender tanto a estudantes do turno matutino quanto do vespertino e, eventualmente, do noturno. Junto do docente gestor do Projeto, que, além do Ensino Médio, atua no Curso de Licenciatura em Letras, em disciplinas de Literatura de língua portuguesa, compõem a equipe de execução duas/dois estudantes do Ensino Médio, como discentes voluntários/as.
Quem? Onde? Quando? Uma proposta investigativa em torno da obra “Mandíbula de Caim”
Este projeto de ensino, coordenado pela Profa. Ma. Ingrid Caseira, tem como objetivo desvendar o enigma "A mandíbula de Caim’’, romance de Edward Mathers (1934). A narrativa constitui-se de uma história investigativa conjugada a um instigante quebra-cabeças literário que precisa ser decifrado por seus leitores. A metodologia utilizada será baseada em leituras individuais e em grupo, discussões e análise dos fragmentos solucionados para tentativa de reconstituição dos fatos narrados de modo a revelar as seis vítimas de assassinato e seus algozes. As leituras serão realizadas em casa e durante os encontros presenciais, em grupo, para que, através de uma análise atenta e perspicaz, possam-se resolver os enigmas da obra. Com este projeto, busca-se capacitar os alunos para que possam trabalhar em equipe, se comunicar, pensar de forma lógica e estruturada, desenvolvendo a curiosidade e a busca por soluções através de um pensamento investigativo e analítico.
Conversation Club
O Conversation Club é um projeto de ensino voltado para os discentes, docentes e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande Sul, campus Osório. Este projeto visa oportunizar a prática da oralidade em língua inglesa através de oficinas de conversação mediada por um aluno bolsista da instituição. As oficinas serão baseadas em discussões previamente combinadas com os alunos, visto que o envolvimento ativo na escolha e desenvolvimento dos tópicos estimula a autonomia e as habilidades orais em língua inglesa.
Se joga, cria e improvisa
Coordenado pela Profa. Dra. Isabel Selistre, o projeto ‘Se joga, cria e improvisa’ é uma ação de teatro, complementar ao ensino médio integrado (EMI), buscando oferecer oficinas teatrais para estudantes do EMI do IFRS – Campus Osório, desenvolver esquetes e promover uma peça teatral externa à comunidade. Serão abordados os fundamentos do teatro e da expressão vocal: manipulação corporal e vocal, domínio de palco, improvisação, planos de atuação, criatividade, entre outros. Estes fundamentos serão trabalhados por meio de exercícios, dinâmicas, jogos, construções de esquetes/performances, oficinas de técnica vocal e montagem de peças teatrais, com exploração de gêneros como comédia, drama e teatro musical. As oficinas ocorrerão em turnos pela manhã e tarde para trabalhos em pequenos grupos e duas vezes por semana, nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 12:15h às 13:30 no grande grupo, nas dependências do IFRS, campus Osório. Serão ministradas pelo bolsista com experiência na área do teatro e acompanhados pela professora de música do campus Osório.